quarta-feira, 6 de julho de 2011

Dica Zíper Gastronomia - Como deixar carnes mais macias

      Na Edição 01/Julho da Revista Ziper trouxemos uma matéria sobre gastronomia e citamos o churrasco como um dos pratos mais admirados em nosso estado. Fica aqui uma ótima dica para os apreciadores dessa delícia.
       Essas dicas não servem só para churrasco, como também para outros tipos de preparos, como cozidos, carnes de panelas, bifes, entre outros.
Corte a carne contra o sentido das fibras: assim os dentes só terão o trabalho de separar as fibras e triturá-las com muito mais facilidade.
      Prepare-a sempre com a gordura: quando a carne possui uma capa de gordura, só a retire após o prato pronto, já que essa gordura entra na carne, aumentando sua maciez.
      Leite de mamão verde: algumas gotas na carne crua já bastam sem alterar o sabor. O amaciante de carne vendido no mercado tem um gosto forte e pode alterar o sabor da carne. Alguns sucos de frutas (como laranja, abacaxi, figo) agem semelhante ao leite de mamão, e são mais fáceis de encontrar.
      Depende do corte: os cortes traseiros geralmente são mais macios que os dianteiros, por serem menos trabalhados pelo boi.
       Evite furar a carne: furar a carne facilita a evaporação de sua suculência, o que tira boa parte da maciez da carne.
       Marinada: as marinadas geralmente têm vinagre ou alguma substância semelhante, que agem como enzimas amaciando a carne.

Nenhum comentário:

Postar um comentário